O Projeto

O Projeto Ambiosensing – Prj. n.º 038253 – P2020, é um projeto co-financiado ao abrigo do programa Portugal 2020, operacionalizado através do Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020.

O Ambiosensing – Autonomous & Inteligent System for Energy Saving, contextualiza-se na área da eficiência energética em edifícios, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de uma Prova de Conceito para uma solução de gestão de energia e qualidade do ar interior em edifícios não residenciais, com baixo custo de implementação e que detenha grande adaptabilidade, versatilidade e fácil manutenção, com autonomia para tomadas de decisão para uma melhor gestão energética, alinhado com as premissas da Indústria 4.0.

Pretende-se que a solução a desenvolver seja capaz de efetuar a comunicação com equipamento de tecnologia madura e pré-existentes nos edifícios alvo de atuação. Prevê-se que a solução a desenvolver incorpore Internet of Things (IoT), machine learning, e detenha capacidade para gestão de grande volume de dados (Big Data).

Um dos temas atuais na nossa sociedade é o grande consumo energético e a sua autosustentabilidade, tornando-se evidente que é absolutamente necessário aumentar a eficiência energética, reduzindo o consumo de energia e as emissões de carbono nesse sector.

É primordial ir ao encontro de problemas em edifícios de indústria e serviços (públicos e privados), verificando as principais falhas de eficiência energética, podendo intervir de forma a retificar as principais falhas em equipamentos dos edifícios que contribuam para um consumo energético desajustado.

O projeto tem como objetivo investigar e desenvolver uma ferramenta para a gestão energética de edifícios com baixo custo de implementação, grande adaptabilidade, versatilidade e fácil manutenção, que através da gestão e execução de um conjunto de parâmetros e indicadores de qualidade ambiental previamente definidos e da sua capacidade de machine learning, terá autonomia para tomadas de decisão que levam a uma melhor gestão energética, alinhado com as premissas da Indústria 4.0.

Pretende-se no âmbito do projeto, testar o número máximo de cenários possíveis de comunicação entre equipamentos, por forma a se poder assegurar (i) um sistema de aplicação universal, (ii) a simulação teórica e real de diversos cenários com vista a assegurar-se a melhor performance energética de qualquer sistema e ainda (iii) um ensaio em ambiente controlado para prova de conceito de funcionamento do sistema.