Equipa

Ambiosfera

Nuno Esteves Carvalho | Coordenação e Gestão Técnica

Engenheiro do Ambiente

Eng.º Nuno Carvalho socio gerente da empresa Ambiosfera e Engenheiro do Ambiente, licenciado na UNL-FCT, é o principal mentor deste projeto uma vez que foi o próprio que identificou a oportunidade deste conceito de gestão de energia versus qualidade do ar interior, que faz nascer este projeto. Com uma experiência empresarial de mais de 10 anos no mercado nacional e internacional uma vez que já teve uma empresa de importação de artigos de diversas origens geográficas como Indonésia, Brasil, Nepal, Tailandia. Este Recurso humano terá vital importância na gestão de todos os recursos deste projeto em articulação com o Eng.º André Câncio Guimarães e na elaboração e organização de todos os eventos, workshops e ações de formação, terá uma participação muito ativa na criação de dinâmicas com os seus parceiros (CAOS, BCSD e Câmara do Comércio, entre outros) bem como na conceção de toda a estratégia comercial e de prospeção de novos cliente e mercados. Com uma experiência de 9 anos na área de gestão de energia e certificação energética de edifício e grande conhecedor dos atuadores do mercados nacional e internacional será uma peça essencial terá uma importância vital no desenvolvimento deste projeto e na sua projeção nacional e internacional.

Pedro Manuel Machado | Investigador Tecnologia & Mecânica

Licenciado em Engenheira Mecânica

Tem um papel essencial no projeto, pois sendo um engenheiro mecânico com todas as credenciações no mercado na área de energia (PQI, PQII, auditor ISO50001, técnico reconhecido com auditor energético pela DGE) possui ainda um grande domínio e experiência em programação, criando uma ponte essencial entre a componente de engenharia do projeto e programação e bases de dados. Será assim essencial para que se consiga transpor as necessidades reais da engenharia para o código a produzir e um ponto de decodificação para ambas as partes engenharia e programadores. De assinalar ainda que tem uma vasta experiência na área de projeto, em componentes AVAC e segurança contra incêndios, bem como em gestão de energia e certificação energética de edifícios em todas as suas valências. Tem experiência no ramo da informática, tendo devido a isso realizado funções de Analista de Sistemas na Associação dos Técnicos Oficiais de Contas, onde executava bases de dados e interface de utilizador, tendo tido preparação específica e realizado um curso SQL no Departamento de Educação da Oracle. Na realização do trabalho em projeto de climatização, auditoria energética e certificação, o técnico desenvolve software próprio em Visual Basic e Python, para análise de dados. Conhece as linguagens: Basic e Visual Basic, C++, Python, e SQL.

Tendo ainda as seguintes experiências: IDI para cálculo de Unidades de Tratamento de Ar, com análise iterativa de funcionamento e evolução do estado psicrométrico do ar em todos os pontos da UTA (baterias, recuperadores, zona de mistura, motor), temperatura interior e mistura e evolução em time-steps definidos para cálculo de UTAS para saúde. Inclui simulação de funções de controlo; IDI para cálculo de sistemas solares, com verificação de produção anual, com módulo para acumulação diversa e estratificada, aquecimento de piscinas e energias de apoio. Inclui simulação de funções de controlo; IDI de transmissão térmica em vãos opacos, para cálculo de transmissão térmica com inércia e verificação de pontes térmicas; IDI para cálculo de gradientes de pressão, de entrada e saída, para verificação de infiltrações e perdas térmicas por perda de volume, em salas específicas; IDI para cálculo de tubagens de redes hidráulicas, para dimensionamento de diâmetros e circuladores, com simulação de todos os elementos de consumo incluindo fancoils e UTAS; IDI para cálculo de rede de aerólica, para dimensionamento de redes de condutas retangulares e circulares, respetivos difusores e unidades terminais; IDI para cálculo de retorno efetivo para recuperadores de calor (tipo aerólico), para verificação de energia recuperada e consumida em condições reais; IDI para utilização dos ficheiros produzidos como “output” pelo software “energy plus” para análise de máquinas de produção de energia, com verificação do funcionamento e eficiência real em condições de capacidade parcial e com temperaturas interiores e exteriores diferentes do nominal, com contabilização de energia e diferencial de temperatura em rede.

André Câncio Guimarães | Investigador Ambiente
(Out 2018- Jul 2019)

Licenciado em Engenharia do Ambiente – Ramo Ambiente

Pós-Graduado em Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social

CCP Formador (ex CAP)

O Eng.º André Câncio Guimarães é, desde julho 2006, licenciado em Engenharia do Ambiente – Ramo Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com média final de 15 valores. Em 2009, obtém o grau de Pós-Graduado em Gestão Integrada de Sistemas de Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social, pela S.G.S – Portugal, S.A, com nota final de 14,5 valores. Em 2011 obtém o certificado de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

Começou o seu percurso profissional na área da educação e sensibilização ambiental na administração local. Em Fevereiro de 2007, integra a equipa da Matos, Fonseca & Associados, Lda. onde acabou por assumir as funções de Project Manager e de Quality & Environment Supervisor. Implementou o Sistema de Gestão da Qualidade da Matos, Fonseca & Associados, que obteve a certificação de acordo com o referencial NP EN ISO 9001:2008, em Março de 2011. Colaborou e implementou a transição para a certificação de acordo com o referencial ISO 9001:2015, pelo qual o Sistema se encontra atualmente certificado. Participou em auditorias internas (ISO 9001) às empresas NetPlan e SN Seixal.

Ao longo de mais de 12 anos de experiência profissional o Eng.º André Câncio Guimarães colaborou e coordenou projetos e estudos de índole muito diversa na área da consultoria ambiental e em particular na área da avaliação impactes, sustentabilidade e gestão ambiental.

Será vital na coordenação e gestão do projeto na sua vertente ambiental, bem como em articulação com engenheiro Nuno Carvalho na organização de todos os eventos e workshops a realizar ao longo do projeto. Este recurso humano terá ainda como missão fazer o elo de ligação entre a CAOS e o projeto e incorporar no projeto todas as competências relacionadas com carbono e alterações climáticas que se pretendem.

Terá ainda um papel preponderante na elaboração de conteúdos em todas as ações de formação e workshops a realizar, quer com mercados ou nacionais. Em articulação com o engenheiro Nuno Carvalho, terá ainda uma participação ativa na elaboração de todos os conteúdos escritos do presente projeto bem como de todos os relatórios a elaborar no referido âmbito.

Detém um curso de Italiano (60 horas) ministrado pelo Instituto Politécnico de Milão, e um curso de ArcGis 8.x, Nível II (21 horas), ministrado pela ESRI, Portugal.

Jorge Castro | Investigador Mecânica

Licenciado em Engenharia Mecânica

Pós-graduação MIT Portugal : Sistemas Sustentáveis Energia

Projetista de Sistemas Solares Térmicos

Projetista REH

CCP Formador (ex CAP)

Técnico de Sistemas Solares Fotovoltaicos

Engenheiro Jorge Castro irá atuar como complemento à participação do Engenheiro Pedro Machado no projeto, mas com uma visão e experiência mais focada da sustentabilidade energética, com uma grande experiência em acompanhamento de obra e instalação de equipamentos AVAC e valências que lhe permitem ainda dar uma apoio à construção na elaboração de todos os conteúdos para as ações de formação e workshops nas componentes ligadas à parte mecânica do projeto. Ira assim funcionar como uma ponte entre a parte de engenharia mecânica do projeto e a parte ambiental com uma sensibilidade para o tema inerente à sua formação complementar. Licenciou-se em engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia Universidade do Porto e posteriormente realizou Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia no MIT Portugal – Faculdade de Engenharia Universidade do Porto.

No seu percurso profissional assumiu funções como diretor de obra e gestor de projeto de instalações de AVAC em inúmeras empresas, de salientar ainda uma vasta experiência como projetista AVAC e como perito qualificado PQI e PQII o que lhe confere todas as valências para a certificação energética de edifícios onde tem também um largo portfólio de edifícios certificados.

Biazi Bayer | Investigador Tecnologia

Licenciado em Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas

Especialista em Machine Learning Engineering

O investigador contratado para o presente projeto na área de “Tecnologia”, nomeadamente no âmbito da Inteligência Artificial, IoT, base de dados e machine learning, foi o Tecnólogo Biazi Bayer. Considerado especialista em Machine Learning Engineering, é O Biazi Bayer licenciado pelo Centro Universitário da Grande Doutorados (UNIGRAN) em Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas, e frequenta o Mestrado em Data Science and Advanced Analytics, na Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS) com data prevista de finalização em 2019, ainda durante a execução do atual projeto.

O Biazi Bayer, atua em ligação com o Engenheiro Pedro Machado e exerce no projeto as funções que se relacionam com os seguintes âmbitos:

  • Big data;
  • Redes de sensores;
  • Base de dados e infraestruturas de comunicação de dados;

O Biazi Bayer tem também conhecimentos em Programação web e Java, Inteligência artificial e machine learning.

Miguel Duarte | Investigador Ambiente
(Set 2019 – presente)

Licenciado em Engenharia do Ambiente

Mestre em Energia e Bioenergia

O investigador contratado tem licenciatura em Engenharia do Ambiente e Mestrado em Energia e Bioenergia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. 

Ao longo do seu percurso profissional passou por diversos projetos de consultoria em energias renováveis e ambiente a nível nacional e internacional, trabalhando em diversas equipas multidisciplinares. Recentemente tem vindo a desenvolver trabalho na área da certificação e auditorias energéticas, sempre com foco na eficiência de recursos e respetivo potencial de melhoria. As suas valências apresentam um importante contributo para o projeto na vertente de eficiência energética em edifícios e otimização dos diversos sistemas técnicos que o compõem. Terá um importante contributo em toda a vertente de coordenação do projeto, bem como na elaboração dos respetivos conteúdos de divulgação e elaboração de relatórios no âmbito, sempre em articulação com o Eng. Nuno Carvalho.


UNINOVA

A equipa do UNINOVA, é liderada pelo Professor Doutor Luís Manuel Camarinha-Matos, contribui com competências no desenvolvimento de frameworks e arquitecturas, modelação de sistemas, arquitecturas de referência; organização de workshops com stakeholders, e organização de conferências (como é o caso das conferencias internacionais PRO-VE e DoCEIS). Todas competências necessárias para as referidas contribuições são sustentadas pela pequena biografia da equipa.

Professor Doutor Luís Manuel Camarinha-Matos

Prof. Luis M. Camarinha-Matos recebeu o seu Doutoramento em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa em 1989 e é actualmente Professor Catedrático na secção de robótica e manufactura integrada do Departamento de Engenharia Electrotécnica da mesma universidade. É co-fundador do Centro de Tecnologia e Sistemas e coordenador do grupo CoDIS (Collaborative networks and Distributed Industrial Systems) do UNINOVA. Participou em muitos projectos nacionais e internacionais tanto como investigador como coordenador.
Coordenou também muitos projectos de sucesso na área das organizações virtuais e tecnologias de informação e envelhecimento (Esprit PRODNET II, IST THINKcreative, VOmap, TeleCARE, ECOLEAD, ePAL, BRAID, GloNet) e em projectos de cooperação entre a Europa e a América Latina (Cimis.net, FlexSys, SCM+, MASSYVE). Foi fundador do grupo de trabalho WG5.5 do IFIP COVE e da SOCOLNET (Society of Collaborative Networks) sendo neste momento presidente de ambos. O Prof. Camarinha-Matos tem estado envolvido na organização e na comissão de programas de mais de 330 conferências internacionais, tem editado revistas e livros e tem mais de 380 publicações em revistas e conferências. Tem sido também júri e avaliador de projectos para a Comissão Europeia e outros programas (Portugal, Brasil, Irlanda, República Checa, Noruega, Hong Kong, Estónia, Áustria, Chile, Emiratos Árabes Unidos, Suíça e Argentina).

https://www.researchgate.net/profile/Luis_Camarinha-Matos

Ana Inês da Silva Oliveira

Professora Auxiliar Convidada e Investigadora

Ana Inês Oliveira recebeu o seu grau de Doutora em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa em Junho de 2016. Actualmente é Professora Auxiliar convidada na secção de robótica e manufactura integrada do Departamento de Engenharia Electrotécnica da mesma universidade. É também colaboradora no grupo de investigação CoDIS (Collaborative Networks and Distributed Industrial Systems) no instituto de investigação UNINOVA. Os seus interesses de investigação assentam em redes colaborativas nomeadamente organizações virtuais, comunidades virtuais e comunidades virtuais profissionais; negociação aplicada a redes colaborativas, aprendizagem automática simulação de sistemas distribuídos de manufactura e IoT. Possui várias publicações em jornais internacionais, proceedings de conferências, e capítulos de livros. Tem estado também envolvida em projectos de investigação Europeus tais como: TeleCARE, ECOLEAD, ePAL, BRAID e GloNet. É membro-fundador da SOCOLNET (Society of Collaborative Networks) e avaliadora de artigos para revistas.

https://www.researchgate.net/profile/Ana_Oliveira19

Filipa Alexandra Moreira Ferrada

Professora Auxiliar Convidada e Investigadora

Filipa Ferrada recebeu o seu grau de Doutora em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa em Novembro de 2017. Actualmente colaboradora no grupo de investigação CoDIS (Collaborative Networks and Distributed Industrial Systems) no instituto de investigação UNINOVA. Os seus interesses de investigação assentam em redes colaborativas nomeadamente organizações virtuais, comunidades virtuais e comunidades virtuais profissionais; gestão de risco em redes colaborativas, emoções colectivas, affective computing, simulação e IoT. Possui várias publicações em jornais internacionais, proceedings de conferências, e capítulos de livros. Tem estado também envolvida em projectos de investigação Europeus tais como: TeleCARE, ECOLEAD, ePAL, BRAID e GloNet. É membro-fundador da SOCOLNET (Society of Collaborative Networks) e avaliadora de artigos para revistas.

https://www.researchgate.net/profile/Filipa_Ferrada

João Almeida das Rosas

Professor Auxiliar e Investigador

João Rosas recebeu o seu grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa em Junho de 2010. Actualmente é Professor Auxiliar na secção de robótica e manufactura integrada do Departamento de Engenharia Electrotécnica da mesma universidade. É também colaborador no grupo de investigação CoDIS (Collaborative Networks and Distributed Industrial Systems) no instituto de investigação UNINOVA. Os seus interesses de investigação assentam em sistemas de tempo real, robótica, IoT, e simulação de sistemas distribuídos de manufactura. Possui várias publicações em jornais internacionais, proceedings de conferências, e capítulos de livros. Participou também em vários projectos de investigação financiados pela Comissão Europeia.

https://www.researchgate.net/profile/Joao_Rosas


CAOS

A CAOS – Borboletas e Sustentabilidade nasce dos quase 20 anos de experiência acumulada pelos dois partners, num vasto conjunto de matérias sobre alterações climáticas, a qual é disponibilizada a clientes e restantes partes interessadas, em Parcerias que se querem ir construindo ao longo de semanas, meses e anos de visões, paixões, valores e trabalho partilhados. Querem partilhar o conhecimento e querem aprender com quem trabalham. Assim crescem e fazem crescer.

Inês Sousa Mourão

Managing Partner CAOS

Engenheira do Ambiente

Com uma vasta experiência em Alterações Climáticas, tanto na componente política como técnica, tem vindo a acompanhar entidades públicas e privadas na definição e implementação de estratégias de baixo carbono e de adaptação às alterações climáticas.
Das entidades com que tem vindo a colaborar destacam-se do Ministério do Ambiente, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto Geográfico Português (IGP) e o Comité Executivo da Comissão para as Alterações e o Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas (CECAC), o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), a Câmara Municipal de Seia (CMS), o Banco Mundial (BM), a Comissão Europeia (CE), a Direção Geral de Ambiente de Cabo Verde e a de São Tomé e Príncipe, a Oikos, a Sonae Sierra, a Sonae Turismo, a Delta cafés, a Tivoli Hóteis & Resorts, entre outras. Foi nomeada por Portugal para integrar o grupo de peritos das Nações Unidas para a revisão de Inventários de Emissões e Remoção de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e de Comunicações Nacionais. Iniciou a sua atividade profissional em 2003 na Ecoprogresso – Consultores em Ambiente e Desenvolvimento, tendo coordenado a área de Políticas Públicas. No presente a sua ação é mormente focada em política nacional e internacional, nomeadamente nos instrumentos relacionados com a Cooperação para o Desenvolvimento e a sua relação com as Alterações Climáticas, como veículo para a Sustentabilidade, através da Capacitação e Desenvolvimento de Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono e Adaptadas a um Clima.