Resultados

A partir dos casos de uso, a prova de conceito do Ambiosensing foi efetuada com sucesso. Estes foram fundamentais para que a ferramenta fosse testada em ambiente real, permitindo que fosse de encontro com necessidades reais na aplicação da tecnologia num edifício existente. Por outro lado, o conceito de análise prévia e montagem da solução de acordo com as necessidades de cada edifício foi também testado e realizado com sucesso.

Dos casos de estudo salienta-se a capacidade de monitorização em tempo real no edifício The Facktory, e instalação de dispositivos com uma gama bastante completa a nível de parâmetros a monitorizar em tempo real (de Qualidade do Ar Interior – QAI e de energia elétrica consumida). Foi possível traçar relações sore o funcionamento do edifício de acordo com os dados obtidos pelos dispositivos, essencial no modelo de apoio à gestão.

No caso de uso do Centro de Artes de Sines, foi possível tirar as mesmas conclusões do caso de estudo do edifício The Factory e adicionalmente atuar sob os sistemas técnicos existentes de forma a se melhorar a QAI e simultaneamente poupar no consumo de energia (em cerca de 30%). Esta melhoria foi levada a cabo pelo sistema inteligente do Ambiosensing que para além da automação de determinados equipamentos, também permitiu as responsáveis ter um mecanismo de alertas e da recolha de dados em tempo real e de forma agregada, que outrora era efetuado manualmente.